segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Back to the future I



1. Fanfarlo

They have that particular knack of being able to create uplifting music that's blessed with a delicious melancholia at the same time. [...] I'm sure you'll be hearing a lot more of Fanfarlo. As palavras são de David Bowie, referindo-se ao recém surgido sexteto londrino que, após a edição de três singles, começa a despertar os olhares da crítica mais atenta. Liderados por um vocalista de nacionalidade sueca, encontram-se em processo de gravação do seu primeiro longa duração, que deverá reproduzir as melodias contagiantes que encontramos no single Fire escape, do qual emerge o passado distante dos primeiros trabalhos dos Pulp e algumas ressonâncias do desnconcerto que encontramos nos álbuns de Beirut.



2. The Dodos
Tendo anunciado em finais de 2007 a assinatura de um contrato com a Frenchkiss Records (Les Savy Fav, The Hold Steady), este duo, oriundo de San Francisco, aponta para o mês de Março a edição do seu primeiro trabalho, intitulado Visiter. Meric Long e Logan Kroeber afirmam-se cada vez mais como um projecto a ter em conta ao longo deste ano, levando para o estúdio a experiência de digressões na companhia de ilustres como os Jennifer Gentle e Akron/Family. As suas composições vivem da dinâmica entre guitarra e bateria, como de resto nos apercebemos ao escutarmos Fools; ainda assim, sobressaem também as letras de Meric Long, que acrescentam uma nota de maior complexidade à rede tecida por ambos ("Listen to the voices of all the noises that keep ringing in your head / staring at the wall you trip and fall and think of other things instead").



3. Golden Ghost and a Murder Hawk
Muito pouco se sabe acerca do projecto Golden Ghost and a Murder Hawk. A voz que se ouve neste desarmante The orca and the eskimo pertence a uma menina chamada Laura Sue, sendo coadjuvada nas suas composições e em palco por Brendon Massei. Gravaram em finais de 2007, enquanto edição de autor, o trabalho "Fauna of the mirrors" , uma colecção de gravações que foi vendida em vários concertos que o projecto deu por NY nos últimos tempos. Vale a pena rumar ao myspace de Golden Ghost e escutar cada uma das faixas, ainda numa fase pouco polidade e manifestamente embrionária.



4. Chris Walla
Dentro de 8 dias a Barsuk Records edita o primeiro trabalho de um rapaz, que para os mais atentos, dispensa apresentações, visto ter sido peça fundamental em algumas das pérolas indie dos últimos anos. Já para os mais desatentos, trata-se do guitarrista dos Death Cab For Cutie, co-responsável por um grande feito intitulado Transatlanticism, que procura trilhar agora um percurso a solo, em paralelo ao seu projecto, remetendo para Field Manual todo um conjunto de experiências que ao longo de vários anos decorreram no estúdio de sua casa, ou em quartos de hotel, e que já vínhamos acompanhando através do seu site. Como é habitual a produção do álbum ficou a seu cargo (já conta no seu currículo com a produção de álbuns de DCFC, Tegan & Sara e The Decemberists) assim como toda a instrumentalização (a cargo dos ilustres Kurt Dahle dos The New Pornographers e Jason McGerr dos DCFC).



5. Magic Arm
Dia 16 de Fevereiro no palco do TAGV. O projecto do britânico Marc Rigelsford, num registo DIY, em que melodias pop se confundem com uma fundo marcadamente folk, cruzando-se de seguida com elementos electrónicos. À beira da edição do seu primeiro longa duração, Magic Arm apresenta em Coimbra todo um percurso trilhado entre a gravação do seu EP Outdoor games e as composições que o vinculam ao presente.




Pedro Sousa

Sem comentários: