domingo, 23 de dezembro de 2007

2007 em listas

Goste-se ou não, elas andam por aí. Listas de críticos, fãs, bloggers, de melhores e piores nas mais variadas categorias. Como andámos um ano inteiro a escolher discos novos para trazer ao programa, parece-nos interessante (ou divertido, depende da lista e da perspectiva) deixar por aqui algumas listas de "melhores álbuns do ano" de alguns dos sites que mais consultamos na nossa saga constante em busca do álbum perfeito. Como em tudo, sabemos que não existe, mas é o gozo pela partilha das melhores descobertas que nos motiva, semana após semana, a fazer o Metro. Cliquem no nome do site para aceder à(s) respectiva(s) lista(s). E divirtam-se!


Pitchfork
Continua a
ser um site de referência para quem procura críticas a discos novos e notícias do dito universo musical alternativo. E não, não concordamos sempre com eles. E nem sempre são tão alternativos quanto isso. Fazem também listas individuais dos críticos do site e das melhores 100 músicas do ano.


Stereogum
Um blog dedicado a novidades, disponibilizam mp3 e vídeos quase diariamente. Organizaram e ofereceram para download este ano duas compilações de versões: OK X: A Tribute to OK Computer (dos Radiohead; agora apenas para ouvir no site) e Drive XV: A Tribute to
Automatic For the People (dos R.E.M., ainda disponível para download). A lista de discos do ano (entre outras categorias) é feita pelos leitores, sob a forma de uma cerimónia de prémios virtual: os Gummy Awards.

eMusic
A maior loja digital dedicada à música independente. Os colaboradores gerem um blog (17 Dots) dedicado ao espírito da (re)descoberta da música. Fizeram uma panóplia de listas: discos do ano pelos críticos dos EUA (e pelos do Reino Unido), lista dos utilizadores da loja Americana e dos da Europa; melhores reedições do ano; 12 melhores singles de música de dança.


Drowned In Sound
Outro site no
género do Pitchfork. Inlcui listas pessoais de temas do ano e o top 25 dos leitores.



AllMusic
Uma base de dados importante (ainda que longe de completa) de artistas dos ma
is variados géneros musicais. Discos do ano e está feita a lista.


Para quem se quiser rir com a batalha das listas, também se encontra muita discussão tão inútil quanto divertida:

iTunes proves people really are as tasteless as you think they are
2007 showdown: iTunes vs eMusic

iTunes vs eMusic: the singles
Pitchfork Feature: The 20 Worst Album Covers of 2007

E para o ano há mais!

O Stereogum não se inibe de colocar desde já a carroça à frente dos bois e adianta uma previsão para 2008...


Sem comentários: